[Centro de recursos]     [Formação]     [Ateliers]     [e-Revista]     [Início] 

 

 

Ozarfaxinars

e-revista  ISSN 1645-9180

Direção: Jorge Lima   Edição e Coordenação: Fátima Pais

 

[Outros números publicados]

 

 

___47___

Março 2015

 

Dissertação - Conhecer o comportamento dos Adolescentes com Excesso de Peso e Obesidade face à Prática Desportiva

 

Com a publicação ou republicação de dissertações de doutoramento ou de mestrado da autoria de docentes de Matosinhos, pretendemos abrir um espaço de visibilidade para resultados de investigação em temáticas da Educação diretamente relacionadas com a realidade e a dinâmica das nossas Escolas Associadas.

 

 

Mário João de Sousa Moreira Mendes

 

Professor do quadro da Escola Secundária da Boa Nova – Leça da Palmeira, grupo 620 (Educação Física), Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto. Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

 

 

Âmbito

 

A dissertação apresentada foi elaborada no âmbito de obtenção do 2º Ciclo em Ciências do Desporto na área de especialização em Atividade Física Adaptada, apresentada na Faculdade de Desporto – Universidade do Porto com orientação científica do Professor Doutor Nuno Corte-Real. Porto, 2009. Teve como principal objetivo conhecer o comportamento dos adolescentes com excesso de peso e obesidade face à prática desportiva.

 

 

Resumo

 

A necessidade de combater o excesso de peso e obesidade, transporta para as escolas uma preocupação acrescida de dar uma resposta aos alunos com necessidades educativas especiais de natureza comportamental. [Ler mais]

 

 

Destaques

 

 

[Objetivos do estudo]

Neste estudo pretende-se conhecer nos alunos de uma Escola Secundária pública, o índice de massa corporal (IMC), a frequência de prática desportiva, a intenção manifestada em relação à prática e as barreiras percebidas face ao exercício físico.

 

 

[O problema e a pertinência]

A obesidade constitui uma preocupação crescente a nível mundial em virtude do aumento progressivo do número de indivíduos com excesso de peso, nomeadamente entre os adolescentes.

 

 

[Escola e obesidade]

O reconhecimento de que a obesidade coloca hoje um problema de saúde pública, levou o Ministério da Saúde a promover uma série de iniciativas, das quais se destacam o Programa Nacional de Combate à Obesidade, criado em 2005 e integrado no Plano Nacional de Saúde 2004-2010, e ainda a Plataforma contra a Obesidade, criada em 2007 que integra representantes de diversos ministérios, do governo local e da sociedade civil.

 

 

[Adolescência e Obesidade]

A obesidade constitui uma patologia de génese multifactorial, sendo os factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais determinantes deste desequilíbrio (DGS, 2004).

 

 

[Obesidade em Portugal]

Mais de 50% da população portuguesa adulta sofre de excesso de peso e 15% desta é obesa (Frota, 2007).

 

 

[A obesidade e estilos de vida]

Factores ambientais e comportamentais, nomeadamente, estilos de vida sedentários e o aumento do consumo de comidas rápidas têm explicado, em parte, o aumento da prevalência da obesidade nas crianças e adolescentes (Padez, 2002).

 

 

[Em síntese…]

A obesidade, e os estilos de vida sedentários, são uma realidade crescente na sociedade, que está reflectida na Escola.

 

 

[Conclusões e sugestões]

Muitas destas respostas não passam exclusivamente pela escola, mas sim pela comunidade educativa, e pelas estruturas físicas e humanas que estão aos dispor dos alunos.

 

 

[Referências bibliográficas]

 

 

Texto integral

 

Mendes, M.J. (2009). Conhecer o Comportamento dos Adolescentes com Excesso de Peso e Obesidade face à Prática Desportiva. Dissertação de Mestrado com vista à obtenção do 2º Ciclo em Ciências do Desporto na área de especialização em Atividade Física Adaptada , Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.

[Versão em pdf]

 

 

[Excesso de peso e obesidade na Escola: Conhecer para intervir]

Fonseca, António Manuel. "Mário João Mendes Nuno Corte-Real 2 Cláudia Dias 2." RPCD 14.1 (2014): 77-92.

Artigo publicado na Revista RPCD - Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 

 

 Agradecemos, desde já, a sua opinião sobre este número - ozarfaxinars@gmail.com

 

 

© CFAE_Matosinhos