[Centro de recursos]     [Formação]     [Ateliers]     [e-Revista]     [Início] 

 

 

Ozarfaxinars

e-revista  ISSN 1645-9180

Direção: Jorge Lima   Edição e Coordenação: Fátima Pais

 

[Outros números publicados]

 

 

___96___

Março 2021

Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica - Projeto MAIA

Propósitos, ideias fundadoras e textos de apoio publicados

Uma compilação de Margarida Soares

Formadora do CFAE_Matosinhos para a área da Avaliação

         Nota - Este número será atualizado regularmente com as novas publicações do Projeto MAIA

 

O que é o Projeto MAIA

 

 O Projeto MAIA é uma iniciativa de caráter nacional, que teve início no ano letivo 2019/2020, e que resulta de uma parceria entre a DGE - Direção Geral da Educação e o IEUL - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É coordenado por Domingos Fernandes, Professor e Investigador em Políticas de Avaliação e Formação, atualmente docente do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e tem os propósitos que se seguem, assentes nas ideias fundadoras, que também se enunciam, e que foram retiradas de Fernandes, D., Machado, E. A., & Candeias, F. (2020). Para uma avaliação pedagógica: dinâmicas e processos de formação no projeto MAIA (2019-2020). Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral de Educação.

 

Propósitos do Projeto

 

- Contribuir para melhorar as práticas pedagógicas das escolas e dos professores no domínio da avaliação das aprendizagens dos alunos.

- Desenvolver processos e práticas escolares mais consistentes com o conhecimento acerca do ensino, da avaliação e da aprendizagem que tem sido desenvolvidos nas últimas décadas.

 

Ideias fundadoras do Projeto

 

- Necessidade de se conceber a Educação como um poderoso meio para Aprender a Pensar.

- A Centralidade das Aprendizagens em todas as dimensões da vida escolar, ou seja, os alunos no centro dos processos pedagógicos e os professores como profissionais e recursos altamente qualificados, capazes de apoiar os esforços de aprendizagem dos seus alunos.

- As políticas das escolas, consubstanciadas nos seus projetos, focadas no que os alunos têm de Aprender e de Saber Fazer.  

- Desenvolver a conceção de um Currículo para se Aprender a Conhecer, a Pensar, a Ser, a Viver e a Estar.

- A avaliação, o ensino e a aprendizagem, três processos pedagógicos basilares de educação e formação, concebidos como indissociáveis.

 

Textos de apoio 

 

Os textos disponibilizados pela coordenação do Projeto MAIA, e que constam desta edição da OZARFAXINARS, têm apoiado a formação de professores, que, através do seu estudo e da reflexão resultante da leitura dos mesmos, em trabalho colaborativo, têm projetado intervenções para os seus Agrupamentos ou Escolas, no sentido de porem em prática, no seu contexto de trabalho,  aquilo que aprenderam enquanto “profissionais altamente qualificados”(idem), capazes de interpretar o currículo e de articular as Aprendizagens Essenciais com critérios de avaliação, níveis de desempenho e procedimentos de recolha de informação, através de práticas de avaliação formativa e de avaliação sumativa, em complementaridade, dando sentido à avaliação pedagógica, a que decorre em sala de aula e que promove, junto dos alunos, a melhoria das suas aprendizagens.

   

 

Projeto MAIA - Participação dos Alunos nos Processos de Avaliação, Eusébio André Machado, Fevereiro 2020.   (Clicar na imagem para aceder)

   

 

Projeto MAIA - Critérios de Avaliação, Domingos Fernandes, Fevereiro 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

      

 

Projeto MAIA - Critérios de Avaliação - Textos de Apoio, Domingos Fernandes, Fevereiro 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

   

 

Projeto MAIA - Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos), Domingos Fernandes, Fevereiro 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

      

 

Projeto MAIA - Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Dois Exemplos), Domingos Fernandes, Fevereiro 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

     

  

Projeto MAIA - Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância, Eusébio André Machado, Abril 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

     

 

Projeto MAIA - Avaliação Formativa Digital, Hélder Pais e Fernanda Candeias, Março 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

       

Projeto MAIA - Folha # Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas, Domingos Fernandes, Janeiro 2021.  (Clicar na imagem para aceder)

     

Projeto MAIA - Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas, Domingos Fernandes, Fevereiro 2021.  (Clicar na imagem para aceder)

        

Projeto MAIA - Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes, Domingos Fernandes, Março 2021.  (Clicar na imagem para aceder)

    

Projeto MAIA - Para uma abordagem pedagógica dos testes, Eusébio André Machado, Março 2021.  (Clicar na imagem para aceder)

     

Projeto MAIA - Critérios de Avaliação: Questões de Operacionalização, Sandra Cardoso e José Paulo Coelho, Abril 2021. (Clicar na imagem para aceder)

         

Projeto MAIA - Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais, António Correia, Custódio Lagartixa, José Paulo Coelho, Junho 2021. (Clicar na imagem para aceder)

Primeiro Webinar do Projeto

    

Projeto MAIA - Ideias e Práticas Para Melhorar as Aprendizagens, o Ensino e a Avaliação, Primeiro Webinar, 25 de Fevereiro 2021. (Clicar na imagem para aceder à gravação)

       

Projeto MAIA - Documentos relativos à organização e funcionamento do Projeto

      

 

Projeto MAIA - Memorando 1, Dezembro 2020. (Clicar na imagem para aceder)

    

 

Projeto MAIA - Memorando 2, Fevereiro 2020.  (Clicar na imagem para aceder)

    

 

Projeto MAIA - Memorando 3, Abril 2020. (Clicar na imagem para aceder)

     

Relatório do Projeto MAIA

    

(Clicar na imagem para aceder)

    

Formação realizada no CFAE_Matosinhos no âmbito do Projeto MAIA 

    

[C795. Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação] dcp

Oficina de formação, 50 horas (25 presenciais e 25 em trabalho autónomo)

Ação realizada em formato de b-learning  candidata a cofinanciamento pelo POCH - Portugal 2020 - FSE - Fundo Social Europeu

   

Público-alvo  Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

 

Formadora – Margarida Soares

  

   

Turma A - 2019-20

Calendário – 10 de Fevereiro a 26 de Maio de 2020

    

Turma B - 2019-20

(Em exclusivo para o AE Irmãos Passos)

Calendário  13 de Maio a 1 de Julho 2020

  

Turma A - 2020-21

(Em exclusivo para o AE Professor Óscar Lopes)

Calendário – 11 de Janeiro a 1 de Março de 2021

  

Turma B  - 2020-21

(Em exclusivo para o AE Professor Óscar Lopes)

Calendário – 15 de Janeiro a 12 de Março de 2021

  

(*) Turmas realizadas em regime a distância no âmbito das medidas de contingência relativas à Pandemia COVID-19

Local – Em espaço mediado da Plataforma Moodle do CFAE_Matosinhos e ferramentas associadas.

       

     

[Versão pdf deste número]

     

Agradecemos, desde já, a sua opinião sobre este número - ozarfaxinars@gmail.com

 

© CFAE_Matosinhos